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Como ter um e-commerce de sucesso: 5 passos para uma loja online de sucesso

Como ter um e-commerce de sucesso: 5 passos para uma loja online de sucesso.

O e-commerce transformou a maneira como as pessoas compram e como as empresas fazem negócios. 

Com o poder do e-commerce, as empresas podem vender mais, atingir um público mais amplo e oferecer uma experiência de compra online perfeita para seus clientes.

A acessibilidade e a conveniência trazidas pelo e-commerce são uma excelente maneira de empresas de todos os tamanhos crescerem além de seus locais físicos para obter mais sucesso.

Neste artigo, detalhamos tudo o que você precisa saber sobre e-commerce para ajudá-lo a começar e vender produtos online com sucesso.

O que é ecommerce?

E-commerce (Comércio Eletrônico) refere-se ao uso de plataformas que facilitam a compra e venda de produtos online. Isso envolve a troca de fundos e dados digitais para realizar transações comerciais.

Embora o exemplo mais conhecido de e-commerce sejam as compras online, como Amazon, o e-commerce também pode se referir a outros tipos de atividades online, como leilões online, emissão de bilhetes online e gateways de pagamento. 

Uma das principais razões pelas quais as empresas gravitam em torno do e-commerce é porque ele oferece um alcance mais amplo do que um local físico. 

Graças a essa inovação digital, as pessoas podem fazer compras on-line de praticamente qualquer lugar, enquanto as empresas reduzem os custos operacionais e geram mais receita.  

Tipos de modelos de negócios de e-commerce

B2C (empresa para consumidor)

Business-to-consumer é o tipo mais comum de modelo de negócios e é normalmente o que as pessoas pensam quando você diz e-commerce. 

Este é um modelo de negócios tradicional em que as empresas vendem mercadorias aos clientes. Por estar no espaço do e-commerce, a compra e venda de produtos acontecem online e não em uma loja física.

Um exemplo de modelo de negócios de e-commerce B2C é a Amazon, uma varejista on-line com base na Internet (a maior do mundo) que oferece mercadorias como livros, mesas laterais, aparelhos tecnológicos e tudo o que você possa imaginar.

B2B (empresa a empresa)

Um modelo B2B é onde uma empresa comercializa seus produtos ou serviços para outra empresa. 

O comprador pode ser o usuário final ou revender as mercadorias para seus clientes. Por exemplo, as empresas podem vender um serviço que pode ajudar outras empresas a vender seus produtos aos clientes, ou as empresas podem vender seus produtos no atacado para uma pequena empresa revender.

As transações neste modelo levam um ciclo de vendas mais longo, mas é conhecido por altos valores e quantidades de pedidos.

A Alibaba é uma das maiores empresas de e-commerce, considerada uma plataforma de e-commerce B2B. 

Sua ampla gama de produtos permite que pequenas empresas obtenham seus produtos ou suprimentos de fabricantes, conectando compradores e fornecedores de diferentes partes do mundo em um único mercado.

C2C (consumidor para consumidor)

A ascensão das plataformas de e-commerce permitiu que os consumidores (empresas menores ou amadores) vendessem produtos diretamente a outros consumidores, que é o que é um modelo C2C. 

Sites ou mercados de terceiros, como Mercado Livre, Rappi e Facebook Marketplace, servem como um local para as vendas entre clientes e vendedores.

C2B (Consumer-to-Business)

O modelo consumer-to-business permite que os indivíduos ofereçam seus produtos ou serviços às empresas. Sites de freelancers e outros mercados online de serviços são plataformas que permitem esse modelo de negócio.

O Workana, por exemplo, é um mercado freelance online para serviços que conectam indivíduos e empresas. 

Construindo um site de ecommerce de sucesso

  1. Escolha muito bem a plataforma

Você precisa selecionar uma plataforma de e-commerce confiável para conduzir seus negócios. Isso se refere ao software que você usará para operar, gerenciar e vender seus produtos em seu site. 

Uma plataforma de e-commerce também permite que você trabalhe no front-end e no back-end de sua loja online.

2. Construtores de sites com recursos de e-commerce

Se você já possui um site, pode adicionar uma funcionalidade de vendas online ao obter um plano de e-commerce.

Criar um site do zero exige muito trabalho e brainstorming. Além disso, pode não ser a opção mais econômica se você planeja crescer mais no futuro.

3. Implemente o seu ecommerce com especialistas

Você deseja garantir que seus visitantes tenham uma boa experiência de usuário em todos os dispositivos, ao mesmo tempo em que são seguros e responsivos. 

Certifique-se de escolher o Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) correto que seja compatível com os recursos de e-commerce que deseja usar. Além disso, encontre um que ofereça uma interface de usuário e uma funcionalidade com a qual você se sinta confortável.

Tudo isso é feito através de especialistas no assunto que vão saber a melhor forma de fazer a implementação completa de e-commerce.

4. Faça a otimização para mecanismos de busca (SEO)

Não importa o tamanho do seu negócio, você precisa de uma estratégia de SEO por três motivos:

  • Para ajudar seu público-alvo a encontrá-lo.
  • Para aumentar sua lucratividade mesmo com recursos limitados.
  • Para construir sua autoridade e credibilidade para o sucesso a longo prazo, levando os clientes a verificar sua loja e fazer compras repetidas. 

O trabalho de SEO não é fácil, por isso você precisará de uma equipe qualificada para ajudá-lo a desenvolver uma boa estratégia de marketing. 

Geralmente, você deve se concentrar em realizar pesquisas de palavras-chave, aprimorar a arquitetura do site e melhorar o SEO on-page.

5. Invista no Tráfego Pago

O tráfego pago para e-commerce é uma estratégia de publicidade rápida e fácil para promover sua marca e produtos. 

Você pode fazer lances em posicionamentos de anúncios em mecanismos de pesquisa, para ser o primeiro resultado que os usuários veem quando digitam uma consulta de pesquisa relevante.

Os anúncios também aparecem em plataformas de mídia social e outros sites, visando seus clientes ideais para aumentar o tráfego e gerar mais vendas, pois esses clientes são os mais próximos do estágio de conversão.

Conclusão

Entender como o espaço de e-commerce está configurado pode ajudar a direcionar seu plano de crescimento na direção certa e se posicionar na frente do mercado certo. 

O mundo do e-commerce pode ser complicado, mas com a abordagem certa, você pode dar à sua loja online as melhores chances de sucesso. 

Por fim, esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você. Se você quer crescer o seu e-commerce contando com a ajuda de especialistas no assunto, fale conosco.

Sua empresa Pode ser nosso proximo projeto.

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