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Briefing de criativo: O que é e como fazer um do ZERO?

Chega um momento na vida de todo profissional de negócios em que eles precisam criar um briefing criativo, e as primeiras perguntas que surgem são: Quais são os elementos de um briefing criativo? e como faço para escrever um?

 

Mas não se preocupe, estamos aqui para lhe fornecer algumas respostas perspicazes. Como todos sabemos, há muito mais em um processo criativo do que apenas ser criativo.

 

Antes de começar, você precisa de um plano eficaz que dê o tom para suas estratégias futuras. 

O que é um Briefing Criativo?

Vamos ver como podemos definir um pouco melhor esse conceito para entendermos com o que estamos trabalhando.

 

Portanto, um resumo criativo é um documento usado por profissionais criativos, departamentos de marketing e diversas agências para:

 

  • Descreva um projeto criativo e seu progresso
  • Desenvolva entregas criativas, como campanhas de marketing, designs visuais, vídeos promocionais, publicidade, sites, anúncios impressos e mais ativos criativos
  • Faça um brainstorming de ideias criativas

 

O documento geralmente é desenvolvido nos estágios iniciais do processo de marketing criativo pelo solicitante, que na maioria dos casos é um membro da equipe de marketing, gerente de projeto criativo ou gerente de contas. 

 

Mas não importa quem cria o resumo, eles devem estar em estreita consulta com o cliente. Após uma análise minuciosa, é então aprovado pela equipe criativa de designers gráficos, escritores e gerentes de projeto.

 

O resumo criativo é uma das muitas ferramentas que os profissionais de marketing têm para garantir que seus materiais de campanha de marketing e publicidade se conectem ao público-alvo. Não apenas isso, mas também permite que as equipes criativas entendam melhor um projeto do início ao fim. 

Por que um briefing criativo é importante? 

Existem muitas razões pelas quais um resumo criativo eficaz é importante para o departamento de marketing e, essencialmente, para todo o negócio. 

 

Para entender melhor a importância de um resumo criativo, vamos ver como ele pode ajudar seus departamentos de marketing e criação a obter melhores resultados.

1. Nome do Projeto

Isso é simples, qualquer projeto precisa de um nome — principalmente para manter as coisas arrumadas e organizadas.

Tente nomear seu resumo criativo o mais óbvio possível para que você possa encontrá-lo com uma pesquisa simples.

2. O contexto 

Esta seção é necessária para estabelecer o contexto do projeto. Quem quer que este projeto seja feito e, mais importante, por quê? 

Além disso, aqui você também deve incluir o que levou ao desenvolvimento deste projeto, a missão que ele tem e porque é importante para a marca.

3. Perfil Comercial

O perfil de negócios revela detalhes gerais sobre o negócio, como valores, missão e visão, detalhes que podem colocar as coisas em perspectiva e dar aos seus stakeholders uma ideia sobre a cultura da sua empresa.

4. O Produto ou Serviço

Todo projeto tem um propósito, e na maioria das vezes esse propósito é vender mais de um produto ou serviço.

 

Portanto, é importante que todos os envolvidos no projeto saibam:

 

  • O que você está tentando vender
  • Suas características
  • Benefícios do produto/serviço
  • A proposta de venda única (USP)

 

Você também deve mencionar como seu produto é diferente do que sua concorrência oferece e listar alguns de seus concorrentes.

5. O público-alvo 

Qualquer projeto criativo tem um público-alvo. 

 

Definir seus clientes em detalhes ajudará sua equipe e as partes interessadas a entender quem você está tentando alcançar por meio de seus esforços de marketing. 

 

Além disso, isso ajudará você a desenvolver um plano melhor que ressoe com seu mercado-alvo.

6.Buyer Personas 

Criar uma buyer persona é uma etapa extra que faz toda a diferença. 

 

Além de descrever seus clientes apresentando informações gerais sobre eles, que costumam ser bastante difíceis de lembrar, tente pensar neles como apenas uma pessoa (ou mais, dependendo do seu negócio).

 

Construir um personagem e dar a ele uma história ajudará você e sua equipe a lembrar quem você está tentando alcançar o tempo todo.

7. Visão Principal 

Este elemento refere-se a todas as informações que você adquiriu sobre a atitude do público em relação à sua empresa, marca, produto ou serviço.

O insight chave é o ponto de partida para o seu projeto. 

8. Objetivos do Projeto 

Você não pode iniciar um projeto sem saber o que deseja alcançar. 

O que deve ser realizado? Como você acompanhará seu desempenho e medirá seu sucesso? 

Declare seus objetivos no resumo criativo para que você possa se lembrar constantemente do que está tentando realizar e manter sua equipe no caminho certo.

9. Calls to Action (CTAs)

CTAs são declarações curtas e acionáveis ​​que refletem as ações que você deseja que seus clientes tomem depois de serem expostos aos seus materiais de marketing.

Liste todos eles no resumo criativo e sugira como devem ser e onde devem ser colocados.

10. Datas da entrega

A gestão do tempo é muito importante em qualquer negócio, portanto, esse elemento é obrigatório na maioria dos resumos criativos. 

 

Representa o prazo em que você precisa que o projeto criativo seja concluído.

Conclusão

Reservar um tempo para elaborar um briefing criativo é benéfico para todos os envolvidos no projeto. 

 

Com uma melhor compreensão da visão e dos objetivos do cliente, você pode criar uma entrega que supere as expectativas, deixando você e seu cliente sempre satisfeitos. 

 

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